Pular para o conteúdo principal

Água com limão emagrece? Nutrólogo revela os benefícios da fruta


 Água com limão, para muitas pessoas, é sinônimo de saúde e boa forma. Alguns indivíduos, inclusive, chegam a acreditar que a combinação tem poderes mágicos e pode eliminar o excesso de gordura corporal. É fato que essa mistura possui inúmeros benefícios para a saúde, no entanto, é preciso entender que existe apenas uma maneira de emagrecer naturalmente: entrar em déficit calórico. Você precisa ingerir menos energia do que gasta.

“Existem muitos mitos em relação ao consumo de água com limão, com várias outras frutas e chás. As pessoas acreditam que irão emagrecer apenas com isso.  A água com limão é interessante por ter poucas calorias. Mas, precisa de outros fatores, como alimentação balanceada, exercícios e acompanhamento médico”, explica o médico nutrólogo, Dr. Fernando Cerqueira.

Portanto, para quem ainda tem dúvidas se água com limão emagrece, a resposta é: por si só, não. Mas, pode ser uma boa coadjuvante de um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas regulares.

No entanto, é inegável que o limão está associado à diversos outros benefícios para a saúde. Por isso, pedimos para o Dr. Cerqueira elencar as principais vantagens de incluir a fruta na dieta. Confira:

Promove a desintoxicação do organismo

“O limão sozinho não é capaz de emagrecer. Mas, ele é um importante coadjuvante na desintoxicação do organismo, por possuir fibras alimentares em sua composição. O que ajuda na saciedade, favorecendo o processo digestivo”, revela o nutrólogo.

Limão reduz o inchaço

Essa desintoxicação citada pelo Dr. Cerqueira também auxilia no bom funcionamento intestinal. “O consumo de limão impede a constipação e a prisão de ventre. Fazendo com que a pessoa fique menos inchada”, completa.

Tchau, retenção

A ingestão de limão também ajuda o organismo a expelir o excesso de líquido armazenado. Fator que contribui diretamente para a saúde e o bem-estar. “É um ótimo diurético no qual as toxinas são descartadas através da urina”, diz o médico.

Limão é fonte natural de vitaminas e minerais

O consumo adequado da fruta pode evitar inúmeras carências nutricionais. “É bem rico em vitamina C, vitamina A, ferro e possui outros componentes antioxidantes, como: polifenóis, limonoides e ácido cafeico”, revela o Dr. Cerqueira.

Fortalece o sistema imunológico

Toda essa abundância em nutrientes deixa o organismo pronto para combater possíveis infecções. “Ele age em nosso organismo como um poderoso antioxidante e ajuda a melhorar o sistema imunológico, evitando doenças como a gripe, resfriados e até anemias”, afirma.

Previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares

Se você aumentar o consumo de limão, seu coração vai agradecer. “A fruta também é rica em potássio – importante mineral, que auxilia na baixa da pressão arterial. Faz reduzir as chances de infarto e AVC no organismo”, conta o nutrólogo.

Como incluir o limão na dieta e suas possíveis contraindicações

“O limão pode ser consumido misturado em água – no qual a pessoa vai ingerindo durante o dia – em sucos, como limonada, e temperos de saladas.  Algumas pessoas têm sensibilidade ao ácido cítrico. Então, é melhor ficar atento à dores de cabeça, alterações na pele ou dores gastrointestinais”, finaliza o Dr. Cerqueira.

Texto: Felipe Bomfim 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Covid-19 deixa sequelas cardíacas, alerta cardiologista do HGE (Maceió)

           Cardiologista do HGE, Alex Vieira, recomenda cuidados com o coração após a recuperação  da Covid-19 Diariamente os especialistas alertam que não se deve negligenciar a Covid-19. E isso não se refere apenas aos cuidados de prevenção, evitando contrair o novo coronavírus, mas, também, sobre os graves reflexos da doença no organismo e, também, a respeito da continuidade da vida após se recuperar da infecção. De acordo com o cardiologista, Alex Vieira, também responsável pela área cardíaca do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, existe uma correlação entre o novo coronavírus e as afecções cardíacas, ainda que os mecanismos não estejam totalmente elucidados. “A Covid-19 trata-se de uma doença potencialmente trombogênica, podendo acometer todos os órgãos e sistemas, tendo muito o que ser estudado e entendido. E, como ocorre com outras infecções virais, o coração pode ser atingido, chegando o paciente a desenvolver casos de miocardite, que é ...

Tomate auxilia no combate ao câncer da próstata, diz nutricionista do HGE

A ingestão farta de tomates e seus derivados podem reduzir os riscos de câncer de próstata, devido às grandes quantidades de licopeno. A afirmação é da nutricionista Graça Cavalcante, durante palestra proferida no Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo ela, estudos realizados já confirmam também que os homens que ingerem dietas com baixo teor de gordura têm a metade do risco de desenvolver câncer, quando comparados com aqueles que consomem mais gordura. “Alimentos como a melancia, a pitanga, o morango, a goiaba, entre outros, também são fonte da substância. Os homens, em especial, devem aumentar o consumo desses alimentos. Industrializados e alimentos ricos em gordura devem ter sua ingestão diminuída em prol da saúde”, recomendou a especialista. Na ocasião, Graça Cavalcante também abordou outras doenças que são mais suscetíveis ao público masculino, como cálculos renais e cirrose. Além destas, ainda segundo a nutricionista do HGE, os homens devem adotar hábitos saudáveis para...

CÂNCER DE PELE: SAIBA TUDO SOBRE PREVENÇÃO E CAUSAS

DEZEMBRO É O MÊS DEDICADO À CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE. APROVEITE O VERÃO PARA REFORÇAR OS CUIDADOS COM A PROTEÇÃO   O verão está batendo à nossa porta e com ele aumenta o desejo de se jogar nas praias e piscinas. Nesse período, torna-se inevitável a exposição ao sol. Antes disso, porém, é importante estar atenta à proteção contra os efeitos nocivos da radiação solar. Não à toa, dezembro é tido como o mês dedicado à conscientização sobre o  câncer de pele . O câncer de pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil e, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), mais de 170 mil novos casos são descobertos a cada ano.  É por isso que, desde 2014, a entidade se dedica a campanhas voltadas ao tema, principalmente, em dezembro. O objetivo é estimular a prevenção da doença no mês de início da estação mais quente do ano. E, embora os cuidados para manter a pele saudável já sejam bastante divulgados, o movimento é útil para fomentar a im...