Pular para o conteúdo principal

Por que é errado guardar o leite na porta da geladeira? Entenda


 O ideal é armazenar o ingrediente nas prateleiras do meio, que sofrem menos oscilação de temperatura

O leite é o alimento mais consumido no mundo, segundo levantamento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. São produzidos cerca de 580 milhões de toneladas por ano do ingrediente e seus derivados, mas, apesar da popularidade, nem todo mundo armazena o produto da maneira correta.

É comum que algumas pessoas abram a caixa de leite, consumam parte da bebida e guardem a embalagem na porta da geladeira  mas esse hábito pode fazer com que o produto passe da validade ainda mais rápido. Isso porque o leite já é um ingrediente que estraga com facilidade

Segundo a nutricionista Karina Borba, apesar da porta da geladeira ser um ambiente refrigerado, é o local que mais sofre oscilações de temperatura devido o “abre e fecha” constante, o que pode prejudicar a validade dos alimentos que ficam armazenados no local. 

Assim, ainda que o ingrediente seja rico em proteínas, fonte de cálcio, magnésio, potássio, zinco, fósforo e vitaminas A, B2 e B12, a oscilação de temperatura pode ocasionar a proliferação bacteriana e fazer com que o produto azede rapidamente. 

Por isso, deve ser mantido nas prateleiras do meio da geladeira, que sofrem menos oscilação de temperatura e mantêm a validade do produto por mais tempo. Essa regra também vale para outros alimentos perecíveis, como o queijo, iogurtes, manteiga, peixes e ovos. 

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o leite possui importância econômica de renda e sobrevivência para grande parte da população mundial, além de ser uma fonte vital de nutrientes. Em média, 116 kg de leite são consumidos por ano por cada habitante, número que vem crescendo uma taxa de 1,2% ao ano, segundo a pesquisa divulgada em 2019.

Segundo a nutricionista Amanda Maffei, o leite é uma excelente fonte de cálcio, mas pode ser um alimento inflamatório, principalmente para quem sofre de rinite, sinusite e bronquite. “Pode aumentar o muco nas regiões da face, sendo ruim para quem sofre com doenças respiratórias, além de ser grande causador de acne.”

Texto:  Bruna Artero Escolha outra Matéria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Covid-19 deixa sequelas cardíacas, alerta cardiologista do HGE (Maceió)

           Cardiologista do HGE, Alex Vieira, recomenda cuidados com o coração após a recuperação  da Covid-19 Diariamente os especialistas alertam que não se deve negligenciar a Covid-19. E isso não se refere apenas aos cuidados de prevenção, evitando contrair o novo coronavírus, mas, também, sobre os graves reflexos da doença no organismo e, também, a respeito da continuidade da vida após se recuperar da infecção. De acordo com o cardiologista, Alex Vieira, também responsável pela área cardíaca do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, existe uma correlação entre o novo coronavírus e as afecções cardíacas, ainda que os mecanismos não estejam totalmente elucidados. “A Covid-19 trata-se de uma doença potencialmente trombogênica, podendo acometer todos os órgãos e sistemas, tendo muito o que ser estudado e entendido. E, como ocorre com outras infecções virais, o coração pode ser atingido, chegando o paciente a desenvolver casos de miocardite, que é ...

Tomate auxilia no combate ao câncer da próstata, diz nutricionista do HGE

A ingestão farta de tomates e seus derivados podem reduzir os riscos de câncer de próstata, devido às grandes quantidades de licopeno. A afirmação é da nutricionista Graça Cavalcante, durante palestra proferida no Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo ela, estudos realizados já confirmam também que os homens que ingerem dietas com baixo teor de gordura têm a metade do risco de desenvolver câncer, quando comparados com aqueles que consomem mais gordura. “Alimentos como a melancia, a pitanga, o morango, a goiaba, entre outros, também são fonte da substância. Os homens, em especial, devem aumentar o consumo desses alimentos. Industrializados e alimentos ricos em gordura devem ter sua ingestão diminuída em prol da saúde”, recomendou a especialista. Na ocasião, Graça Cavalcante também abordou outras doenças que são mais suscetíveis ao público masculino, como cálculos renais e cirrose. Além destas, ainda segundo a nutricionista do HGE, os homens devem adotar hábitos saudáveis para...

CÂNCER DE PELE: SAIBA TUDO SOBRE PREVENÇÃO E CAUSAS

DEZEMBRO É O MÊS DEDICADO À CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE. APROVEITE O VERÃO PARA REFORÇAR OS CUIDADOS COM A PROTEÇÃO   O verão está batendo à nossa porta e com ele aumenta o desejo de se jogar nas praias e piscinas. Nesse período, torna-se inevitável a exposição ao sol. Antes disso, porém, é importante estar atenta à proteção contra os efeitos nocivos da radiação solar. Não à toa, dezembro é tido como o mês dedicado à conscientização sobre o  câncer de pele . O câncer de pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil e, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), mais de 170 mil novos casos são descobertos a cada ano.  É por isso que, desde 2014, a entidade se dedica a campanhas voltadas ao tema, principalmente, em dezembro. O objetivo é estimular a prevenção da doença no mês de início da estação mais quente do ano. E, embora os cuidados para manter a pele saudável já sejam bastante divulgados, o movimento é útil para fomentar a im...