Pular para o conteúdo principal

Covid-19 deixa sequelas cardíacas, alerta cardiologista do HGE (Maceió)

           Cardiologista do HGE, Alex Vieira, recomenda cuidados com o coração após a recuperação  da Covid-19

Diariamente os especialistas alertam que não se deve negligenciar a Covid-19. E isso não se refere apenas aos cuidados de prevenção, evitando contrair o novo coronavírus, mas, também, sobre os graves reflexos da doença no organismo e, também, a respeito da continuidade da vida após se recuperar da infecção.

De acordo com o cardiologista, Alex Vieira, também responsável pela área cardíaca do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, existe uma correlação entre o novo coronavírus e as afecções cardíacas, ainda que os mecanismos não estejam totalmente elucidados.

“A Covid-19 trata-se de uma doença potencialmente trombogênica, podendo acometer todos os órgãos e sistemas, tendo muito o que ser estudado e entendido. E, como ocorre com outras infecções virais, o coração pode ser atingido, chegando o paciente a desenvolver casos de miocardite, que é a inflamação do músculo cardíaco”, explicou o especialista.

Segundo ele, alguns desses pacientes poderão sentir astenia, cansaço aos esforços, cursar com edema de membros inferiores, palpitações e até mesmo dor torácica. Daí a importância de um acompanhamento médico após a doença pandêmica.

“Um rápido diagnóstico e uma instrução terapêutica adequada podem minimizar as sequelas e até mesmo salvar a vida do paciente. Tem gente retornando a atividades normais sem este acompanhamento, alguns perdendo até a vida no retorno aos exercícios físicos”, alertou Alex Vieira.

Na prática, conforme explicou o cardiologista, já se percebe um aumento no número de pessoas com trombose venosa profunda, embolia pulmonar, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), frutos do já mencionado potencial trombogênico da doença.

Quando procurar um cardiologista – Via de regra, as formas leves de Covid-19 têm uma repercussão negativa menor sobre o organismo, segundo pontuou o especialista, e, estando o paciente sem queixas após o quadro, não existe uma indicação formal para a procura ao profissional médico. No entanto, aqueles pacientes que desenvolveram formas moderadas e graves merecem uma atenção mais criteriosa, com exames laboratoriais, e também  específicos voltados para uma adequada avaliação cardiológica, muitas vezes direcionados pela sintomatologia do paciente ou algum achado do exame físico.

 Uma vez encontrando alguma anormalidade, o médico cardiologista poderá instituir o tratamento correto com o objetivo de conferir uma melhor qualidade de vida, com mais segurança, e trabalhar para reaver a saúde do paciente”, completou o médico.

Repórter: Neide Brandão

Repórter Fotográfico: Thallysson Alves


Atualizada em: 17/03/2022    18:33




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Câncer de mama: pesquisadores italianos descobriram a cura que evita o risco de reincidência

  Novo grande e importante passo para a pesquisa do câncer de mama, que abre esperança para mulheres na pré-menopausa. A pesquisa, que durou 8 anos e foi conduzida por pesquisadores do Pascale Cancer Institute, em Nápoles, conseguiu demonstrar a eficácia do Letrozol, medicamento utilizado no tratamento de câncer de mama em estágio inicial, que atua diminuindo a quantidade de estrogênio produzido pelo corpo. O estudo Hoboe é o nome da pesquisa coordenada pelo Pascale Clinical Trials Complex, dirigido por Franco Perrone, que contou com a participação de 1.065 pacientes, quase todos com menos de 50 anos, acompanhados em 16 centros italianos. Os resultados foram apresentados no congresso Aiom em Roma e confirmaram a eficácia da terapia com uma mistura de dois medicamentos, Letrozol e ácido zoledrônico. Os dados mostraram uma diminuição no risco de recaída em mulheres jovens submetidas à cirurgia de câncer de mama. Um grande avanço para pesquisas que abrem novas perspectivas de tratamento

Água com limão emagrece? Nutrólogo revela os benefícios da fruta

  Água com limão, para muitas pessoas, é sinônimo de saúde e boa forma. Alguns indivíduos, inclusive, chegam a acreditar que a combinação tem poderes mágicos e pode eliminar o excesso de gordura corporal. É fato que essa mistura possui inúmeros benefícios para a saúde, no entanto, é preciso entender que existe apenas uma maneira de emagrecer naturalmente: entrar em déficit calórico . Você precisa ingerir menos energia do que gasta. “Existem muitos mitos em relação ao consumo de água com limão, com várias outras frutas e chás. As pessoas acreditam que irão emagrecer apenas com isso.  A água com limão é interessante por ter poucas calorias. Mas, precisa de outros fatores, como alimentação balanceada, exercícios e acompanhamento médico”, explica o médico nutrólogo, Dr. Fernando Cerqueira . Portanto, para quem ainda tem dúvidas se água com limão emagrece, a resposta é: por si só, não. Mas, pode ser uma boa coadjuvante de um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada e a prática d

Vacina freia câncer de próstata em 70% dos pacientes

Está sendo testada uma vacina que trata o câncer de próstata por estimulação do sistema imunológico. A vacina mata as células cancerígenas. Os tumores pararam de crescer em 77 por cento dos pacientes, após um ensaio clínico. “No final do período de nove meses do estudo, 17 pacientes tinham a doença clinicamente estável”, disseram os cientistas do Norwegian Radium Hospital. 22 homens com câncer de próstata foram recrutados para participar de um ensaio clínico de Fase I. Imunoterapia A nova vacina é conhecida como imunoterapia. A técnica deu esperança para novos tratamentos porque não tem os efeitos colaterais agressivos de terapias tradicionais, como quimioterapia e radioterapia. “A imunoterapia pode mudar a forma como esta doença é tratada e curada”, disse Sumit Subudhi da Universidade do Texas para o Cancer Research Institute . Ainda não se sabe quando a vacina estará disponível para o público, mas normalmente leva de 10 a 15 anos para que as drogas passem por