Pular para o conteúdo principal

Lei que obriga planos de saúde a cobrirem remédios orais contra câncer é sancionada


 Medida também possibilita aos pacientes a continuidade terapêutica domiciliar, sem necessidade de internação hospitalar.

O presidente  Jair Bolsonaro sancionou a lei que define regras para a incorporação de novos tratamentos pelos planos de saúde. O texto foi publicado nesta sexta-feira (4) no Diário Oficial da União, sem vetos.

Segundo a lei, os planos de saúde ficam obrigados a fornecer medicamentos contra o câncer, de uso oral e domiciliar, em conformidade com a prescrição médica, desde que estejam registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com uso terapêutico aprovado.

Entretanto, essa inclusão na lista deve seguir o prazo estipulado para a conclusão dos processos sobre os medicamentos (120 dias, prorrogáveis por 60 dias corridos). O texto garante a obrigatoriedade automática dos medicamentos e tratamentos até a decisão final, caso o prazo não seja cumprido.


A medida também possibilita aos pacientes a continuidade terapêutica domiciliar, sem necessidade de internação hospitalar para o tratamento.

Outra mudança é criação da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar, que tem como objetivo assessorar a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) na tomada de decisões sobre novas tecnologias e medicamentos, inclusive transplantes e procedimentos de alta complexidade.

O grupo deverá apresentar um relatório que considere as evidências científicas sobre a eficácia, acurácia, efetividade e segurança do medicamento, produto ou procedimento analisado.

Vigência

A atualização do rol de procedimentos e eventos em saúde deverá ocorrer em até 180 dias, prorrogáveis por mais 90, quando necessário.

O processo deve ser realizado por meio de uma consulta pública no prazo de 20 dias, com a divulgação de relatório preliminar da comissão, e audiência pública no caso de matéria relevante ou quando houver recomendação preliminar de não incorporação por, no mínimo, um terço dos membros da comissão.


*Fonte: Agência Câmara de Notícias


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Covid-19 deixa sequelas cardíacas, alerta cardiologista do HGE (Maceió)

           Cardiologista do HGE, Alex Vieira, recomenda cuidados com o coração após a recuperação  da Covid-19 Diariamente os especialistas alertam que não se deve negligenciar a Covid-19. E isso não se refere apenas aos cuidados de prevenção, evitando contrair o novo coronavírus, mas, também, sobre os graves reflexos da doença no organismo e, também, a respeito da continuidade da vida após se recuperar da infecção. De acordo com o cardiologista, Alex Vieira, também responsável pela área cardíaca do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, existe uma correlação entre o novo coronavírus e as afecções cardíacas, ainda que os mecanismos não estejam totalmente elucidados. “A Covid-19 trata-se de uma doença potencialmente trombogênica, podendo acometer todos os órgãos e sistemas, tendo muito o que ser estudado e entendido. E, como ocorre com outras infecções virais, o coração pode ser atingido, chegando o paciente a desenvolver casos de miocardite, que é ...

Tomate auxilia no combate ao câncer da próstata, diz nutricionista do HGE

A ingestão farta de tomates e seus derivados podem reduzir os riscos de câncer de próstata, devido às grandes quantidades de licopeno. A afirmação é da nutricionista Graça Cavalcante, durante palestra proferida no Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo ela, estudos realizados já confirmam também que os homens que ingerem dietas com baixo teor de gordura têm a metade do risco de desenvolver câncer, quando comparados com aqueles que consomem mais gordura. “Alimentos como a melancia, a pitanga, o morango, a goiaba, entre outros, também são fonte da substância. Os homens, em especial, devem aumentar o consumo desses alimentos. Industrializados e alimentos ricos em gordura devem ter sua ingestão diminuída em prol da saúde”, recomendou a especialista. Na ocasião, Graça Cavalcante também abordou outras doenças que são mais suscetíveis ao público masculino, como cálculos renais e cirrose. Além destas, ainda segundo a nutricionista do HGE, os homens devem adotar hábitos saudáveis para...

CÂNCER DE PELE: SAIBA TUDO SOBRE PREVENÇÃO E CAUSAS

DEZEMBRO É O MÊS DEDICADO À CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE. APROVEITE O VERÃO PARA REFORÇAR OS CUIDADOS COM A PROTEÇÃO   O verão está batendo à nossa porta e com ele aumenta o desejo de se jogar nas praias e piscinas. Nesse período, torna-se inevitável a exposição ao sol. Antes disso, porém, é importante estar atenta à proteção contra os efeitos nocivos da radiação solar. Não à toa, dezembro é tido como o mês dedicado à conscientização sobre o  câncer de pele . O câncer de pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil e, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), mais de 170 mil novos casos são descobertos a cada ano.  É por isso que, desde 2014, a entidade se dedica a campanhas voltadas ao tema, principalmente, em dezembro. O objetivo é estimular a prevenção da doença no mês de início da estação mais quente do ano. E, embora os cuidados para manter a pele saudável já sejam bastante divulgados, o movimento é útil para fomentar a im...