A ingestão farta de tomates e seus derivados podem reduzir os riscos de câncer de próstata, devido às grandes quantidades de licopeno. A afirmação é da nutricionista Graça Cavalcante, durante palestra proferida no Hospital Geral do Estado (HGE).
Segundo ela, estudos realizados já confirmam também que os homens que ingerem dietas com baixo teor de gordura têm a metade do risco de desenvolver câncer, quando comparados com aqueles que consomem mais gordura.
“Alimentos como a melancia, a pitanga, o morango, a goiaba, entre outros, também são fonte da substância. Os homens, em especial, devem aumentar o consumo desses alimentos. Industrializados e alimentos ricos em gordura devem ter sua ingestão diminuída em prol da saúde”, recomendou a especialista.
Na ocasião, Graça Cavalcante também abordou outras doenças que são mais suscetíveis ao público masculino, como cálculos renais e cirrose. Além destas, ainda segundo a nutricionista do HGE, os homens devem adotar hábitos saudáveis para evitar as doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão.
A nutricionista recomendou aos homens o aumento na ingestão de água, que, segundo salientou, é eficaz no combate a cálculos renais. Para a especialista, o consumo maior de água possibilita uma diminuição da doença.
“Algumas recomendações não devem ser colocadas em segundo plano quando a questão é saúde. Melhorando a alimentação, perdendo de 5 a 10% do peso, se estiver acima do peso ideal, parando de fumar, praticando exercícios físicos pelo menos quatro vezes por semana, controlando a pressão, o colesterol e a glicemia, várias doenças podem ser evitadas, inclusive o câncer”, pontuou.
Fonte: SESAU Maceió
HGE - Hospital Geral do Estado
Comentários
Postar um comentário